Projeto de pesquisa do MPEG tem como bolsista aluno de Sistemas de Informação do CESUPA

Projeto: Estudos e Experimentos de Novas Tecnologias de Conectividade Sem Fio de Baixo Custo Para a Estação Científica Ferreira Penna do Museu Goeldi
Coordenadores: Dr. Marcos Paulo Alves de Sousa e Dra. Maria das Gracas Ferraz
Patrocinadores: CNPQ/Museu Goeldi 
Bolsista do projetoJorge Rosivan Rodrigues Batista

Jorge Rosivan e Marcos Paulo

Resumo do projeto:
A Estação Científica Ferreira Penna  é uma base de pesquisas científicas do Museu Goeldi implantada em 1993, na Floresta Nacional de Caxiuanã que abrange de 33 mil hectares, no município de Melgaço, no Estado do Pará, que tem por objetivo apoiar estudos científicos sobre a sócio biodiversidade da Amazônia.
A base abriga laboratórios, biblioteca, alojamentos com capacidade para 100 pessoas, e para minimizar o isolamento geográfico, a Estação Científica dispõe de conectividade de Internet Banda Larga via sinal de satélite oferecido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) desde 2007, porém a conectividade de dados é restrita apenas às dependências da Estação, através à disponibilização de sinal wireless.
Para oferecer conectividade para dentro da floresta em torno da Estação Científica, desenvolveu-se um projeto de pesquisa utilizando uma nova tecnologia de transmissão de dados chamada ZigBee, que são pequenos dispositivos de transmissão de sinal de longo alcance e baixo consumo de energia. Esses dispositivos serão espalhados nos troncos das árvores levarão conectividade de Internet da Estação Científica até a região onde estão espalhados os dispositivos ZigBee dentro da Floresta.
O projeto inicial visa oferecer conectividade de dados das torres de observação climatológicas até a Estação Científica, porém há outros benefícios que futuramente poderão ser alcançados, que são:
1. Permitir aos pesquisadores transmitir e receber dados de coletas de espécies de dentro da Floresta;
2. Oferecer Internet para as comunidades ribeirinhas em torno da Estação Científica;
3. Implantar dispositivos de monitoramento online ambiental dentro da floresta, transmitindo dados climatológicos.

Entrevista sobre o projeto - Sem Censura Pará: